Curiosidades da África do Sul

Posted: February 27, 2008 in Uncategorized

Agora que estou deixando Johannesburg e a África do Sul, quero registrar algumas curiosidades deste país: 

  • Gastronomia : Come-se muito trash food. Há muito mais lugares vendendo batatas fritas e hambúrgueres que restaurantes. A comida é, para mim, apimentada. A papa de farinha de milho acompanha todo prato africano (é como se fosse nosso arroz). Mas muito mais sem graça. Mas não foi um assunto que explorei tanto quanto deveria…minha experiência se restringiu ao restaurante Moyo (vale a visita) excelente espaço, comida, ambiente…mas também muito caro) e os almoços no restaurante dentro do Absa. O café é água suja. São ótimas marcas mas coados com muita água…quase não dava para colocar leite. 
  • O Poder, a cidade e o povo : O país fez a sua revolução. Já estão no segundo presidente negro (Mandela e Mbeki) mas o país ainda é dominado por brancos. Os negros são 75% da população mas estão relegados a atividades menos nobres. Os indianos são presença constante aqui e tem uma posição melhor que a dos negros e pior que os brancos. Os brancos dominam economicamente o país. Vivem em Sandton e arredores e nunca vão para o centro da cidade ou a parte sul. São lugares onde a criminalidade é muito mais alta (Soweto fica no extremo Sul, Sandton no Norte). Existem escolas públicas, semi publicas e privadas. Conheci uma escola semi pública e fiquei bastante impressionado. Era uma escola praticamente exclusiva para brancos (além da questão financeira, ensinavam em Afrikans – língua dos brancos na época do Apertheid)
  • Casa : O fogão é elétrico (ahh…a energia aqui vem toda do carvão e eles estão com problemas graves de apagão…e isso afeta a todos. Estão tentando resolver até a Copa. A mobilização é geral) e sempre existem duas torneiras nas pias…quente e fria. O que é ótimo. As tomadas de parede tem interruptor. Ou seja, não basta ligar o seu aparelho na tomada…se vc não liga o interruptor não adianta nada. Interessante. Aliás, o bocal é diferente de tudo que já tinha visto, o que me obrigou a comprar um adapatador. 
  • Carros: A frota dos carros aqui é de dar muita inveja. Acho que eu queria ter 90% dos carros que circulam pela cidade. É Mercedes, BMW, Hammer, Lamborguines, Ferrari e Toyotas…muitas toyotas…enfim, Polo aqui é carro popular.  Mesmo os negros aqui andam de BMW, Mercedes e outros carros conversíveis ( muito comum aqui… no Brasil neguinho seria assaltado no primeiro sinal fechado). Quem tem um emprego estável aqui pode ter um…os juros são baixos e a longas prestações. Carro aqui é sinal de status, é sinal de que vc tem um bom emprego.  
  • Transporte Público e Vias Coitados: Não há metro (construirão para a Copa). Não há ônibus. Não há trens metropolitanos. Os pobres tem que se virar com as Vans..que são tão irresponsáveis e irregulares tanto quanto no inicio das Vans no Brasil. Uma verdadeira terra sem lei. E as Vans não tem regularidade de horário, trajeto ou mesmo dias de circulação. O transito é bastante complicado em algumas regiões (nada que assuste um carioca que vive em São Paulo). As ruas tem boa pavimentação mas são pessimamente sinalizadas. Não tem placa para lugar nenhum…mas sinal tem um monte. Vão ter muito trabalho até a Copa do Mundo.
  • Clima : Fez bastante sol. Vi apenas um dia de chuva. O clima é muito seco. Quem quiser vir, traga manteiga de cacau e creme hidratante. Não tinha nenhum dos dois e meus lábios ficaram constantemente machucados.
Comments
  1. priscilla says:

    amei tudo, parabéns por essa reportagem!!!

  2. Ricardo says:

    MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. gerson says:

    eu quero sob curiosidade da africa do sul

  4. erick henrique da silva says:

    ADOREI MUITO SWOU!!!!!!!!!!!

  5. Ceres says:

    Olá!

    Eu estou fazendo uma pesquisa sobre o café da manhã na África do Sul e gostaria de saber se você poderia responder algumas questões sobre esse hábito dos sul-africanos. Obrigada pela atenção.

  6. bruna says:

    adorei tudo mas quero as curiosidades em tamanho menor

  7. tarcisio says:

    vai se fuder site fdp disgraçado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. amei , muito bom! me ajudou bastante no meu trabalho. PARABÉNS *-*

  9. jhhdfgf says:

    cu da disgraça

Leave a comment